Última atualização em 17/01/2023 às 09:48:44

A parceria consiste na importação de itens e equipamentos pela Maquigeral, com montagem na unidade sergipana, gerando empregos em Sergipe

Nesta quarta-feira, 11, o governador Fábio Mitidieri assinou protocolo de intenções com a Maquigeral, empresa que pretende instalar fábrica de tratores em Sergipe. A reunião ocorreu na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), na presença do vice-governador Zezinho Sobral e do representante da empresa, Paulo Braga.

Com o protocolo assinado, o projeto da fábrica é enviado para a equipe de Engenharia e para a Controladoria da empresa. A Maquigeral pretende fabricar tratores da Bielorússia. A parceria consiste na importação de itens e equipamentos por parte da empresa, com montagem na unidade sergipana. A expectativa é que sejam gerados até 300 empregos de forma direta e 3 mil de forma indireta.

“Nosso compromisso sempre foi gerar emprego pelo desenvolvimento econômico. Vamos apresentar áreas de Sergipe que possa atender a demanda da Maquigeral. Tenho certeza que dará certo porque nosso propósito é fazer busca ativa de investidores”, declarou o governador, ressaltando a ambiência de negócios do estado com boa localização, estrutura de escoamento por malha viária, porto e aeroporto, e incentivos locacionais.

Tratativas

As tratativas para implantação da fábrica tiveram início na segunda, 9, quando técnicos do governo apresentaram condições fiscais, apoio estrutural e linhas de crédito do Banese.

A empresa Maquigeral tem cinco fábricas de tratores na América Latina. Na unidade sergipana, a perspectiva é produzir mini tratores de potência de 40 a 150hp. O investimento será de R$ 116 milhões e inclui abertura de franquias, de redes autorizadas e construção de fábricas.

O empresário Paulo Braga, mais uma vez, pontuou que a atuação ágil do governador foi determinante para a escolha do estado. “A Maquigeral se interessou por Sergipe após convite do governador Fábio. Acreditamos que existe um ambiente de negócios forte em Sergipe por conta da localização, podendo abastecer outros mercados. Nossa expectativa é positiva”.

O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, falou que o protocolo de intenções é um marco para Sergipe e que continuam avaliando o melhor local pra instalação da unidade.

“Essa assinatura é o início oficial do investimento. Assim que o empresário retornar de viagem ao exterior, técnicos da empresa e do Estado continuarão estudando o melhor local para receber a fábrica de tratores”.