Última atualização em 26/09/2025 às 10:05:42

Evento abordou temas centrais para a modernização da contabilidade no Brasil, incluindo governança e controle social

Entre os dias 8 e 11 de setembro, Balneário Camboriú, em Santa Catarina, foi palco do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, um dos maiores eventos da área contábil no país. O encontro contou com a participação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) nas discussões e debates.

O chefe do Departamento Contábil e Financeiro da Codise, Vicente Ferreira de Araújo, destacou a relevância da presença da instituição sergipana no congresso. “Nossa participação no congresso teve o objetivo de buscar qualificação em prol da governança e da transparência em nosso estado. Na oportunidade, colocamos a Codise à disposição dos conselhos, para que possamos contribuir com o trabalho de fiscalização e orientação da profissão contábil”, afirmou Vicente Ferreira.

Com foco em aprimorar práticas de gestão e ampliar a transparência institucional, o evento contou com a presença de importantes nomes da contabilidade e da fiscalização pública, como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, que é sergipano; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ionas Santos Mariano.

O congresso abordou temas centrais para a modernização da contabilidade no Brasil, incluindo governança, controle social e o fortalecimento das práticas contábeis no setor público e privado. A troca de experiências entre profissionais de diversas regiões do país tem o objetivo de promover a atualização constante e a colaboração entre instituições públicas e os órgãos de fiscalização.