Última atualização em 26/04/2024 às 11:37:10

Em um clima de muita descontração e alegria os funcionários da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe – CODISE, tiraram a foto que encerra o mês de atividades relacionadas ao outubro rosa. A última de diversas ações, que englobaram entrega de laços e atividades de conscientização sobre o câncer de mama, foi “O dia rosa” onde os funcionários foram convidados para trabalhar de rosa, no penúltimo dia do mês.

A ação teve engajamento maciço dos funcionários da empresa o que resultou em um dia onde a cor rosa prevaleceu.

O ‘Outubro Rosa’ nasceu na década de 1990, com a finalidade de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Pede que toda a sociedade compartilhe informações sobre a doença, promovendo a conscientização e ampliando o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade.

A ação, que foi capitaneada pela Associação e teve o apoio irrestrito da direção da empresa, através do setor de assistência social e de comunicação social.

Diagnóstico precoce

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que a estimativa é de que sejam descobertos 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Por isso, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura, pois quando o câncer de mama é descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

O movimento ‘Outubro Rosa’ alerta que, além da mamografia, é importante que o autoexame faça parte da rotina feminina. Isso porque, de acordo com o Inca, 66,2% das descobertas da doença são provenientes das observações das próprias pacientes.