Última atualização em 26/09/2025 às 10:05:42
Município de Nossa Senhora de Lourdes, no alto sertão sergipano, recebeu as ações do ITPS, do SergipeTec e da Codise
Nesta sexta-feira, 30, o Colégio Estadual Almirante Tamandaré, em Nossa Senhora de Lourdes, foi palco da 34ª edição do ‘Sergipe é Aqui’. Em mais uma edição do evento, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas estiveram presentes, oferecendo uma série de serviços e orientações à comunidade local.
Localizado no alto sertão sergipano, o município reúne cerca de 6 mil habitantes, e se destaca pela produção de milho, leite e queijo. Outra vocação econômica é a pesca, já que o território margeia o Rio São Francisco. Nesse cenário, o estande do Sistema Sedetec integrou a lista dos mais de 160 serviços ofertados pela gestão estadual, fazendo de Nossa Senhora de Lourdes a capital administrativa do estado por um dia.
A professora Júlia Vieira de Matos, que levou os alunos para conhecer as ações do Governo do Estado no ‘Sergipe é aqui’, aprovou a iniciativa. “Estamos aqui com a meninada para conhecer o projeto. Acho que é importante, para que vejam onde podem se encaixar e as necessidades da sociedade. Também é uma oportunidade de ver as coisas boas que o governo faz com essa ideia de trazer o Palácio dos Despachos para a cidade do interior. Então, é um momento ímpar”, classificou.
Maria Victória Evangelista Silva tem 14 anos e cursa o 9º ano do Ensino Fundamental. Para ela, a chegada da caravana itinerante do Governo de Sergipe e do Sistema Sedetec é uma boa notícia para os lourdenses. “Além de trazer muitos conhecimentos para todos nós, alunos, é algo muito gratificante na cidade. Além de movimentar, é um projeto muito legal, porque traz informações para nos ajudar nas aulas . Envolve cultura e muitas outras coisas”, avaliou.
Serviços
O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) foi um dos destaques do estande do Sistema Sedetec, com a apresentação de maquetes e protótipos voltados para energias renováveis e transição energética. O público também teve a oportunidade de conhecer inovações na área de energia e sustentabilidade, assim como acompanhar os projetos de pesquisa em andamento no Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe (NEREES).
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) também marcou presença, oferecendo análises de solo pela Emdagro e orientações sobre adubação e calagem. Durante o evento, o instituto também recebeu 30 amostras de solo para a realização de análises de fertilidade em seus laboratórios.
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) focou na prospecção de novos negócios para o município, além de divulgar o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), incentivando o crescimento industrial na região.