Última atualização em 26/09/2025 às 10:05:42
Em quatro anos de parceria, Codise já capacitou mais de 20 jovens às primeiras experiências no mercado
Nesta quarta-feira, 27, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) marcou presença na segunda edição do Café com Aprendizagem, evento do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, no auditório do Senac. O diretor administrativo e financeiro da companhia, Gildo Xavier, participou da mesa redonda ‘O mundo do trabalho e os desafios da aprendizagem’ e destacou a parceria da Codise com o programa, desde 2019.
Ao longo desses quatro anos, mais de 20 jovens com idades entre 14 anos e 23 anos e 11 meses já passaram pela companhia, adquirindo experiência e desenvolvendo habilidades para o mercado de trabalho. Em setembro de 2024 foi iniciada a quarta turma de aprendizes, com cinco jovens atuando em diferentes áreas administrativas.
A iniciativa está alinhada à política do Governo de Sergipe de fomentar o primeiro emprego, garantindo que jovens tenham acesso a oportunidades de formação e entrada no mercado.
Jovens aprendizes na Codise
O programa é considerado por Gildo Xavier como uma ferramenta essencial para a inserção no mercado de trabalho. “É uma grande chance de ingressar no competitivo mercado atual. Na Codise apresentamos a empresa, o estado, e identificamos as aptidões dos jovens ao longo do programa. Isso os ajuda a escolher o setor em que melhor se encaixam. Além disso, é uma oportunidade para que eles comecem a criar uma rede de contatos para a vida profissional e pessoal”, explicou o diretor administrativo e financeiro da Codise.
Já a coordenadora do programa na Codise, Ednalva Fontes da Silva, destacou o cuidado em oferecer uma experiência diversificada aos jovens. “No primeiro dia apresento a empresa, damos as boas-vindas e explicamos o funcionamento de cada setor. A cada três meses, há um rodízio para que eles conheçam e experimentem diferentes áreas, como o setor pessoal, jurídico, RH e financeiro. Durante todo o período, conversamos para saber como estão se adaptando e se têm dúvidas ou sugestões”, afirmou.
A inserção dos jovens aprendizes na Codise é intermediada pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). O programa tem duração de 16 meses, com carga horária de quatro horas diárias, distribuídas em três dias da semana. A formação teórica é oferecida pelo Senac, enquanto a prática é desenvolvida na empresa.
Presenças
Entre as presenças na segunda edição do Café com Aprendizagem, estavam o diretor regional do Senac/SE, Nilson Lima; a promotora do Ministério Público Estadual (MP/SE), Maria Lilian Mendes de Carvalho; a auditora-fiscal do Ministério Público do Trabalho (MPT), Liana Carvalho; entre outros servidores, empresários e representantes de instituições.