Última atualização em 26/04/2024 às 11:37:10
A estrutura organizacional básica da CODISE compõe-se de:
1 – ASSEMBLEIA GERAL
2 – CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
3 – CONSELHO FISCAL
4 – DIRETORIA EXECUTIVA
- Presidência
- Diretoria de Novos Negócios – DNN
- Diretoria Técnica Operacional – DTO
- Diretoria Administrativa e Financeira – DAF
5 – PRESIDÊNCIA
- Gabinete da Presidência – GAPRE
- Coordenadoria de Licitações, Compras e Contratos – COLIC
- Coordenadoria de Tecnologia da Informação – COTIN
- Assessoria de Planejamento e Coordenação – APLAC
- Coordenadoria de Planejamento – COPLA
- Coordenadoria de Organização & Métodos – COREM
- Assessoria de Controle Interno – ASCOI:
- Coordenadoria de Auditoria Interna – COAUDIN
- Coordenadoria de Ouvidoria Interna – COUVIN
- Coordenadoria de Transparência e Controle – COTCON
- Coordenadoria de Proteção e Tratamento de Dados e Informações – COPTDI
- Assessoria Jurídica – ASSEJ
- Coordenadoria de Contencioso – COCON
- Coordenadoria Consultiva – CODCO
6 – DIRETORIA DE NOVOS NEGÓCIOS – DNN
- Departamento de Estudos e Projetos – DEPRO
- Divisão de Concepção de Projetos – DICOP
- Departamento de Promoção e Relacionamento Empresarial – DEPEM
- Divisão de Promoção de Oportunidades – DIPOP
- Divisão de Relacionamento com Investidores – DIRIN
7 – DIRETORIA TÉCNICA OPERACIONAL – DTO
- Departamento de Gestão de Incentivos – DEGIN
- Divisão de Análise de Projetos – DIAPO
- Divisão de Acompanhamento e Avaliação – DIACO
- Departamento de Distritos Empresariais – DEDEM
- Divisão de Administração de Núcleos, Áreas e Distritos – DINAD
- Divisão de Engenharia – DIENG
8 – DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA – DAF
- Coordenadoria de Gestão Imobiliária – COGEI
- Departamento de Administração Geral – DEPAG
- Divisão de Acervo de Documentos e Expedição – DIADE
- Divisão de Suporte Administrativo – DISAD
- Divisão de Recursos Humanos – DIREC
- Departamento Contábil e Financeiro – DECOF
- Divisão de Contabilidade – DICON
- Divisão Financeira – DIFIN
Resumo das Competências designadas a cada unidade
1 – ASSEMBLEIA GERAL
Órgão máximo da empresa, com poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao seu objeto, regido pela Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.
2 – O CONSELHO FISCAL
Órgão de fiscalização da CODISE, responsável por apreciar e aprovar a prestação de contas dos balancetes mensais e anuais da Companhia. O seu funcionamento é de caráter permanente com atribuições reguladas por meio de normas contidas em legislação vigente e no Estatuto Social da empresa.
3 – O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Órgão de deliberação colegiada que exerce a administração superior da sociedade da CODISE.
4 – DIRETORIA EXECUTIVA
Órgão executivo de administração da sociedade com a responsabilidade de analisar, discutir e decidir sobre as matérias de competências da CODISE.
5 – PRESIDÊNCIA
Órgão executivo de administração superior responsável pela coordenação e execução dos serviços de apoio administrativo e assessoramento direto ao Diretor-Presidente da CODISE.
5.1 – Gabinete da Presidência – GAPRE
Responsável por coordenar e executar os serviços de apoio administrativo e assessoramento ao Diretor-Presidente no desempenho de suas atividades administrativas, política e de representação social; por organizar o expediente e a pauta de suas audiências; por controlar as reuniões da Assembléia Geral de Acionistas, do Conselho Fiscal, do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva; por desempenhar atividades de relações públicas da Companhia, bem como fazer triagem da documentação recebida e despachar correspondências. Compete, ainda, coordenar, acompanhar e controlar as atividades de comunicação social da empresa.
5.2 – Assessoria de Planejamento e Coordenação – APLAC
Responsável por assessorar à Presidência e às demais Diretorias da CODISE, supervisionar, acompanhar e controlar os procedimentos administrativos e operacionais pertinentes às atividades de planejamento nas áreas gerencial, institucional, de organização e métodos. Além de elaborar o orçamento e acompanhar a execução orçamentária da Companhia.
5. 2.1 – Coordenadoria de Planejamento – COPLA
Responsável por planejar, organizar, desenvolver e gerenciar as ações voltadas para a elaboração do Orçamento Programa e Plurianual de Investimentos e de estudos de Projetos de viabilidade econômica, objetivando a captação de recursos junto aos órgãos governamentais, de acompanhar a execução orçamentária, assim como de fornecer as informações necessárias à liberação dos recursos para os diferentes programas constantes do orçamento.
5.2.2 – Coordenadoria de Organização & Métodos – COREM
Responsável por planejar, criar, organizar e desenvolver instrumentos organizacionais, estudos e metodologias necessárias e adequadas ao desempenho das atividades funcionais das diversas áreas da Companhia.
5.3 – Assessoria de Controle Interno – ASCOI
Responsável pela promoção do controle da legalidade e legitimidade dos resultados quanto à efetividade da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Companhia.
5.3.1 – Coordenadoria de Auditoria Interna
Responsável por analisar a regularidade de atos e procedimentos de gestão da Companhia, assessorando os gestores por meio de sugestões, recomendações e suporte na busca pelos controles adequados em processos internos, bem como monitorar os processos chaves e críticos da Companhia.
5.3.2 – Coordenadoria de Ouvidoria Interna
Responsável por ouvir e responder as solicitações de informações, queixas, reclamações e denúncias relativas à prestação dos serviços e/ou o desempenho institucional da CODISE, bem como prestar serviços de atendimento ao cidadão.
5.3.3 – Coordenadoria de Transparência e Controloadoria
Responsável por verificar a regularidade de atos e procedimentos relativos à gestão da Companhia, bem como acompanhar e divulgar, preferencialmente em sítios eletrônicos, as informações atualizadas acerca das receitas, gastos com pessoal, diárias, passagens, empenhos, jetons, licitações, contratos e convênios, atos normativos, dentre outros estabelecidos pela legislação pertinente, ressalvando-se os dados de caráter sigiloso ou que afetem o direito à intimidade ou privacidade.
5.3.4 – Coordenadoria de Proteção e Tratamento de Dados e Informação
Responsável por estabelecer as diretrizes e gerir os projetos, ações e metas estratégicas para a adequação dos atos de proteção e tratamento de dados e informações pessoais praticados no âmbito da CODISE, em conformidade com o Decreto Estadual n.º 41.006, de 5 de outubro de 2021, e a Lei Federal n.º 13.709, de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD.
5.4 – Assessoria Jurídica – ASSEJ
Responsável por assessorar em geral à Presidência e às demais Diretorias da CODISE, em assuntos de natureza jurídica, necessários ao bom funcionamento da Companhia.
5.4.1 – Coordenadoria de Contencioso – COCON
Responsável por auxiliar e alertar pelo fiel cumprimento das normas jurídicas vigentes, que couberem, de interesse da Companhia.
5.4.2 – Coordenadoria Consultiva – CODCO
Responsável por emitir pareceres e prestar serviços de consultoria jurídica para atender as consultas formuladas pelas diversas unidades organizacionais da Companhia.
5.5 – Coordenadoria de Licitações, Compras e Contratos
Responsável planejar, coordenar, acompanhar e controlar os procedimentos administrativos e operacionais inerentes as modalidades dos processos licitatórios e dos seus respectivos contratos, de acordo com as diretrizes estabelecidas e aspectos legais.
5.6 – Coordenadoria de Tecnologia da Informação
Responsável pelas atividades relacionadas à área de Tecnologia da Informação – TI (desenvolvimento e customização de sistemas, manutenção e melhoria da infraestrutura de rede, banco de dados, serviços de atendimento ao usuário, suporte, instalação e manutenção de equipamentos).
6 – DIRETORIA DE NOVOS NEGÓCIOS – DNN
Responsável por identificar novas oportunidades de negócios para o Estado de Sergipe, através da realização de estudos e projetos, da promoção e acompanhamento de eventos para atração de investimentos e do contato com empresas passíveis de serem incentivadas, divulgando e oferecendo os incentivos constantes do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial – PSDI.
6.1 – Departamento de Estudos e Projetos – DEPRO
Responsável por planejar e elaborar Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e de Mercado, Estudos de Prospecção e de Viabilidade e Estudos de Oportunidades Empresariais (pré-projetos), a fim de prever demandas e oportunidades de novos negócios que visem o aprimoramento do processo de desenvolvimento econômico do Estado de Sergipe.
6.1 – Departamento de Estudos e Projetos – DEPRO
Responsável por planejar e elaborar Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e de Mercado, Estudos de Prospecção e de Viabilidade e Estudos de Oportunidades Empresariais (pré-projetos), a fim de prever demandas e oportunidades de novos negócios que visem o aprimoramento do processo de desenvolvimento econômico do Estado de Sergipe.
6.1.1 – Divisão de Concepção de Projetos – DICOP
Responsável por coordenar, controlar e executar as atividades relativas à elaboração de estudos e projetos de viabilidade econômica com o objetivo de atrair novos investimentos para o Estado de Sergipe.
6.2 – Departamento de Promoção e Relacionamento Empresarial DEPEM
Responsável por orientar o investidor quando da formulação dos pleitos para a obtenção dos incentivos estaduais e federais, a exemplo dos incentivos do PSDI e da SUDENE, respectivamente, nos termos da legislação vigente, bem como para a implantação, ampliação e modernização de empresas.
6. 2.1 – Divisão de Promoção de Oportunidades – DIPOP
Responsável por divulgar potencialidades e oportunidades de investimentos no Estado de Sergipe.
6.2.2 – Divisão de Relacionamento com Investidores – DIRIN (Sala do Investidor)
Responsável por prestar ao investidor orientações e/ou informações sobre incentivos fiscais, linhas de financiamento, distritos industriais do Estado, licenciamento ambiental, infraestrutura, logística, inteligência (educação profissional, parques tecnológicos, etc.) e sobre a economia do Estado de Sergipe.
7 – DIRETORIA TÉCNICA OPERACIONAL – DTO
Responsável por desenvolver atividades de análises de projetos econômico-financeiros e arquitetônicos para fins de concessão dos incentivos do PSDI às empresas solicitantes; acompanhar a implantação dos projetos aprovados bem como o funcionamento das empresas incentivadas; emitir pareceres e relatórios técnicos; realizar visitas técnicas às empresas incentivadas pelo PSDI; gerenciar administrativamente Distritos, Áreas e Núcleos empresariais e acompanhar/executar serviços de engenharia.
7.1 – Departamento de Gestão de Incentivos – DEGIN
Responsável por coordenar as atividades relativas às análises/avaliações de projetos técnicos, econômicos e financeiros; emitir pareceres para a obtenção dos incentivos ofertados pelo PSDI e acompanhar a implantação dos projetos incentivados;
7.1.1 – Divisão de Análise de Projetos – DIAPO
Responsável por efetuar análises/avaliações de projetos técnicos, econômicos e financeiros quanto à viabilidade dos mesmos para fins de beneficiar empresas através dos incentivos ofertados pelo PSDI; emitir pareceres técnicos sobre os resultados destas análises e realizar visitas técnicas às empresas dos Distritos e demais áreas empresariais.
7.1.2 – Divisão de Acompanhamento e Avaliação – DIACO
Responsável por acompanhar e avaliar a implantação dos projetos técnicos, econômicos e financeiros, aprovados pelo PSDI.
7.2 – Departamento de Distritos Empresariais – DEDEM
Responsável por desenvolver e orientar as atividades relativas às análises/avaliações de projetos arquitetônicos; emitir pareceres técnicos, para a obtenção dos incentivos locacionais ofertados pelo PSDI; realizar o mapeamento e a gestão administrativa dos Distritos, Áreas e Núcleos empresariais pertencentes à CODISE e acompanhar as atividades de engenharia quanto aos estudos e elaboração de projetos e à execução das obras de infraestrutura, conservação e manutenção das citadas áreas.
7.2.1 – Divisão de Administração de Distritos, Núcleos e Áreas – DINAD
Responsável por efetuar o mapeamento dos Distritos, Núcleos e Áreas sob a jurisdição da CODISE, bem como gerir as atividades desenvolvidas nessas unidades;
7.2.2 – Divisão de Engenharia – DIENG
Responsável por desenvolver estudos e projetos de engenharia, bem como por acompanhar a execução de obras referentes à implantação e manutenção de Distritos, Núcleos e Áreas sob a jurisdição da CODISE.
8 – DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA – DAF
Responsável por planejar, coordenar, acompanhar, controlar e executar ações nas áreas de: modalidades dos processos licitatórios e respectivos contratos; gestão imobiliária; gestão da tecnologia da informação; serviços de administração geral (acervo e expedição de documentos, suporte administrativo e recursos humanos); registro e controle orçamentário, contábil e financeiro e sistemas e procedimentos de cobrança e pagamento de contas e compras.
8.1 – Coordenadoria de Gestão Imobiliária – COGEI
Responsável pela gestão dos bens imóveis que compõem o patrimônio da Companhia, bem como pelo gerenciamento dos contratos de alienação de bens imóveis, de permissão remunerada de uso e de participação acionária, oriundos do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial – PSDI, além da gestão das unidades que compõem o condomínio da Rua 24 Horas.
8.2 – Departamento de Administração Geral – DEPAG
Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades relativas aos serviços de administração geral que compreendem o acervo e expedição de documentos, o suporte administrativo para todos os órgãos da companhia, bem como as atividades relacionadas à área de recursos humanos da CODISE.
8.2.1 – Divisão de Acervo de Documentos e Expedição – DIADE
Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades relativas ao acervo e expedição de documentos e a biblioteca.
8.2.2 – Divisão de Suporte Administrativo – DISAD
Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades relativas às áreas de serviços de material, patrimônio móvel, administração da sede, vigilância, reprografia e transporte da companhia.
8.2.3 – Divisão de Recursos Humanos – DIREC
Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades relacionadas à área de recursos humanos da Companhia.
8.3 – Departamento Contábil e Financeiro – DECOF
Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades contábeis, tributárias e financeiras da Companhia, compreendendo o assessoramento no tocante à política financeira, a realização dos registros e escriturações contábeis, à apuração e recolhimento dos impostos e tributos, e à realização da gestão de tesouraria através da execução e controle dos fluxos monetários.
8.3.1 – Divisão de Contabilidade – DICON
Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades contábeis e tributárias da Companhia, registrar as escriturações contábeis e apurar e recolher os impostos e tributos.
8.3.2 – Divisão Financeira – DIFIN
Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades financeiras da Companhia, compreendendo o assessoramento no tocante à política financeira e a realização da gestão de tesouraria através da execução e controle dos fluxos monetários.