Última atualização em 17/05/2024 às 07:48:02

Evento realizado na sede da Federação das Indústrias de São Paulo apresentou as potencialidades que fazem de Sergipe a nova fronteira energética do país

O Governo de Sergipe convidou os maiores grupos empresariais do Brasil da área de petróleo e gás para apresentar as potencialidades que elevam o estado, hoje, à nova fronteira energética do país. O ‘Sergipe Day’, evento promovido nesta terça-feira, 25, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), posicionou Sergipe como o destino estratégico para empreendimentos que querem aproveitar a capacidade energética e o ambiente político e econômico altamente favorável para empreender.

A solenidade de abertura do evento contou com as participações do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Érica Mitidieri; do senador da República Laércio Oliveira; do presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva; além dos secretários de Estado da Casa Civil (SECC), Jorginho Araujo; do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa; do Trabalho, Jorge Teles; da Comunicação, Cleon Nascimento; de Governo, Cristiano Barreto; do Turismo, Marcos Franco, e o interino de Representação de Sergipe em Brasília, Luciano Nascimento Filho; o presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz; e do presidente da Assembleia Legislativa (Alese), Jefferson Andrade, entre outros deputados estaduais.

O governador Fábio Mitidieri agradeceu à Fiesp pela parceria e pela oportunidade de abrir as portas da entidade para Sergipe. Para ele, o evento representa a chance de conversar com os empresários e mostrar a eles porque devem investir no estado. “Sergipe é detentor de mais de 20% das reservas de gás natural do Brasil. Estamos mostrando como pode ser mais barato e vantajoso se instalar em nosso estado, e aproveitar as possibilidades de promover desenvolvimento socioeconômico para toda a região”, disse.

Ele também enfatizou os diferenciais do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), um dos mais atraentes incentivos fiscais do Brasil. “Vamos inaugurar um novo tempo de desenvolvimento na economia sergipana. Queremos mostrar a todo o Brasil como estamos preparados, de braços abertos, para receber novos empreendimentos. Temos um estado organizado financeiramente, um plano de desenvolvimento industrial que é um dos mais atrativos do país e uma legislação moderna, que proporciona um ambiente altamente favorável para quem quer empreender com segurança jurídica”, completou.

Emprego e renda

A geração de emprego e renda para a população sergipana, por meio da atração de novas indústrias, foi destacada pelo governador como o objetivo principal na prospecção de novos investimentos. “A busca ativa pelo investimento é uma política pública do nosso governo. Entendemos que esse é um momento de revolução econômica e social para Sergipe. Faremos com que a nossa população se beneficie com esse bem natural que é o gás, gerando cada vez mais emprego e renda”, destacou. O governador Fábio Mitidieri acrescentou que Sergipe é uma terra de oportunidades. “É um estado organizado e preparado para esse novo momento. Quem vem ao nosso estado sabe do potencial que temos”, frisou.

O presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, enfatizou a luta da entidade para que o país retome seu processo de reindustrialização. Segundo ele, o preço da energia é um dos pilares para que este processo de retomada do segmento industrial seja efetivo. “O governador Fábio nos deu a honra de estar aqui conosco para mostrar a potencialidades de Sergipe, especialmente na questão da energia e do gás natural. Aqui, nós temos indústrias paulistas, mas que, em geral, também têm investimentos em todos os estados brasileiros. Então, é uma grande oportunidade para Sergipe apresentar todo o seu potencial, toda a sua capacidade de se industrializar, oferecendo energia para suas diversas fontes, como energia solar e energia a partir do gás natural para a indústria nacional”, pontuou.

Palestra

Na oportunidade, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, ministrou a palestra ‘Oportunidades de Investimentos em Sergipe’, apresentando as perspectivas do estado e detalhando todas as potencialidades que Sergipe dispõe no campo energético, de petróleo e gás.

“É um evento importantíssimo para o Governo de Sergipe, pois estamos diante de vários players e empresários do setor produtivo, do segmento petróleo e gás, a imprensa e representantes de empresas que não conhecem o estado, mas que conhecerão, graças a esse movimento que o governo está fazendo, conduzido pelo governador Fábio Mitidieri, que vem percorrendo o país incansavelmente para falar e apontar as potencialidades e perspectivas de investimento no setor industrial para o nosso estado”, afirmou Valmor, ao destacar a importância da parceria com a Fiesp para realização do evento.

“A Fiesp nos recebeu de braços abertos para mostrarmos nossos potenciais, conversarmos com cada empresário e dizer que o Governo do Estado quer ser parceiro. O governador tem dito isso constantemente: este é governo do emprego e da renda e, consequentemente, do desenvolvimento, focado em fazer o Estado crescer, atualizar a sua legislação, atualizar as suas leis, atualizar suas regulações”, acrescentou.

Painéis

Pela manhã, a programação seguiu com exposições de empresas como a Petrobras, Eneva, Tag, Commit, VLI Logística e Unigel, que já empreendem em Sergipe. As apresentações discorreram, de maneira específica, sobre as possibilidades existentes para novos investimentos, resultantes da oferta futura de gás natural abundante a ser produzido em águas ultraprofundas da costa de Sergipe, além de todo o conjunto de medidas que o governo está implementando, com o intuito de criar uma fonte de competitividade para o consumo de gás no próprio estado.

Rodada de negócios

À tarde, acontecem Rodadas de Negócios promovidas pela equipe técnica do Governo de Sergipe, a fim de dialogar com empresas que almejam desenvolver projetos no estado.

O ‘Sergipe Day’ tem a assinatura do jornal Valor Econômico e conta com o patrocínio do Banese, Commit Gás/Sergas, TAG, VLI Logística e Eneva.