Última atualização em 17/05/2024 às 07:48:02

Nesta quinta-feira, 21, o entorno do Colégio Estadual Dionísio Machado recebeu a caravana do ‘Sergipe é aqui’, que desembarcou no município de Indiaroba para a realização da 24ª edição da ação do governo itinerante. Mais uma vez, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas marcaram presença no evento levando seus serviços e orientações à população indiarobense.

O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) apresentou seus projetos na área de robótica e forneceu informações sobre inovação e desenvolvimento tecnológico para a comunidade local. “Nós trouxemos projetos voltados para a iniciativa dos jovens na área de desenvolvimento. Temos aqui o projeto do carrinho via controle remoto, o braço robótico, um robô que faz movimentos e a casa com sensor de presença, onde ele simula uma proteção para a residência”, detalhou o professor do SergipeTec, José Sérgio.

O estudante Daniel Ferreira compartilhou sua experiência ao visitar o estande. “Eu me interesso por tecnologia, mas ainda não conhecia o SergipeTec. Achei muito interessante ver de perto os robôs e alguns projetos desenvolvidos lá”, salientou.

Já o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) ofereceu diversos serviços, incluindo a coleta de amostras de solo, orientações sobre análise de água, além de informações sobre a avaliação de eletrodomésticos. “Achei muito interessante as informações, principalmente, sobre os eletrodomésticos. Assim não corremos o risco de comprar um produto sem entender. Quanto mais informações, melhor”, contou a moradora do município, Márcia da Silva.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), por sua vez, apresentou o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), bem como suas formas de incentivos e apoios estaduais. “A Sedetec se faz presente em mais uma edição do Sergipe é aqui ofertando serviços de nossas vinculadas e as condições de apoio que o Governo do Estado oferece àqueles que desejam se instalar em Sergipe”, pontuou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa.

Fotos: Alanna Molina