Última atualização em 17/05/2024 às 07:48:02

Comitiva sergipana dialoga com personalidades e instituições influentes no setor energético mundial durante a Offshore Technology Conference – OTC em Houston, Texas
Com o objetivo de atrair novos investimentos para o Estado através do desenvolvimento de relações comerciais, uma comitiva do Governo de Sergipe, liderada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), marcou presença em uma das maiores feiras do setor de petróleo no mundo, a Offshore Technology Conference – OTC 2024, em Houston, nos Estados Unidos. Ao longo desta semana, a equipe sergipana terá a oportunidade de dialogar com diversas personalidades e instituições influentes no setor energético mundial.

A conferência, que acontece entre 6 e 9 de maio, é uma programação onde lideranças da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público se encontram para partilhar ideias e opiniões na área de energia, com o propósito de avançar no conhecimento científico e técnico de recursos offshore. Realizada sempre no mês de maio, a OTC oferece acesso a informações qualificadas, expõe equipamentos do setor e novos contatos profissionais valiosos de todo o mundo.

“Nosso objetivo é projetar Sergipe e todas as suas potencialidades para uma audiência global. Pensando nisso, o Estado está novamente participando ativamente na principal conferência de petróleo offshore da atualidade, engajando-se em diálogos com vários profissionais do setor energético e buscando novas oportunidades de negócio, visando impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Sergipe”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa. O titular da Sedetec representa o governador Fábio Mitidieri durante a viagem oficial.

A agenda da comitiva em Houston foi iniciada no domingo, 5, com a participação no 6º Encontro dos Brasileiros, promovido pela FGV Energia. Na mesma data, o grupo sergipano esteve presente na OTC Distinguished Achievement Awards, premiação que homenageia instituições e personalidades com reconhecido trabalho na área. Nesta segunda-feira, 6, os sergipanos marcaram presença na abertura do Pavilhão Brasil, espaço dedicado a disseminar as oportunidades da matriz energética brasileira, incluindo as potencialidades sergipanas que tornam o estado uma região interessante para se investir.

O secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, ressaltou que a presença de Sergipe na OTC demonstra a visão do Governo do Estado para o segmento. “A gestão estadual vem conduzindo uma política sólida para o setor de óleo e gás, comprometida tanto com obras estruturantes quanto com a construção de uma legislação moderna e arrojada. Sergipe vem ganhando destaque no Brasil e no exterior, e chega à OTC como um ator promissor e dinâmico, que tem em sua matriz energética um importante viés de geração de emprego e renda”, avaliou.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães, sublinhou a importância estratégica da conferência. “A OTC tem uma programação que reúne os maiores nomes da área de petróleo em todo o mundo. Deste modo, é uma oportunidade de posicionar Sergipe entre os players internacionais, mostrando-se como um espaço competitivo e atrativo”, disse.

Comitiva

A comitiva sergipana nos Estados Unidos é composta também pelo diretor-presidente da Sergipe Gás (Sergas), José Matos; e pelo diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Luiz Hamilton Santana de Oliveira.

Para José Matos, a viagem a Houston assume um significado de grande magnitude para Sergipe. “O dia de hoje assinala a abertura do Pavilhão Brasil na OTC, uma das mais destacadas feiras do setor de petróleo offshore no mundo. A presença da Sergas e da comitiva do Governo de Sergipe nesse evento evidencia o papel preponderante que a empresa desempenha atualmente, como um dos principais impulsionadores do desenvolvimento do estado de Sergipe”, expressou o diretor-presidente da Sergas.

Para o representante da Agrese, a OTC cumpre o papel de maior vitrine do planeta sobre o assunto. “A participação de Sergipe no evento, especialmente da Agrese, serve para mostrar para os investidores que a estrutura regulatória no estado para o setor energético é moderna e avançada, proporcionando a segurança jurídica necessária para investir no estado de Sergipe”, concluiu.