Última atualização em 20/05/2024 às 10:33:05

Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia esteve presente com suas vinculadas – SergipeTec, ITPS e Codise

Nesta quinta-feira, 22, a caravana itinerante do Governo de Sergipe levou a 22ª edição do ‘Sergipe é aqui’ para Cumbe, município sergipano localizado no médio sertão do estado. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas participaram mais uma vez da iniciativa, apresentando à população cumbense temas relacionados à inovação, além de serviços e orientações.

“O ‘Sergipe é aqui’ se firma como uma importante ação para aproximar o poder público da população, oferecendo informações e suporte a toda a comunidade sergipana. Em mais uma oportunidade, a Sedetec está presente atendendo as necessidades da comunidade local”, pontuou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa.

No estande, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) explorou a temática da inovação com a apresentação da impressora 3D. “A impressão 3D é um exemplo de tecnologia da era da transformação digital. Uma de suas aplicações é o desenvolvimento de modelos de protótipos, de forma mais barata e acessível. Nós podemos, por exemplo, modelar uma nova prótese para pessoas sem membros e testar seu funcionamento”, destacou a  gestora de inovação do SergipeTec, Thyara Merlo.

Já o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS)  abordou a importância da análise do solo, da água e de seus componentes. “O cloro é essencial para garantir a saúde e o bem-estar, enquanto o oxigênio dissolvido é vital para a vida marinha, principalmente agora que a carcinicultura (criação de camarões) está em alta. Fazemos o monitoramento da cor da água para detectar excesso de ferro, que pode ser prejudicial à saúde, e para tomar medidas de tratamento adequadas, quando necessário”, explicou o técnico em Química e oficial administrativo do ITPS, Carlos Roberto.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) também esteve presente apresentando o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), com formas de  incentivo e apoio estaduais para impulsionar novos negócios no estado.