Última atualização em 20/05/2024 às 10:33:05

Entre as pautas estavam expansão do Porto e leilões de energia

O desenvolvimento econômico e energético em Sergipe foi a pauta levantada na quarta-feira, 10, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães, durante uma série de reuniões na capital federal.

Na primeira agenda, os gestores estiveram na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, órgão responsável pela política portuária do Brasil, para debater sobre projetos de expansão do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB). Valmor Barbosa avaliou o encontro como um importante passo para as tratativas de viabilização de ampliação e expansão do TMIB de Sergipe. “A reunião foi bastante produtiva. Pudemos conversar com o Ministério sobre a possibilidade de apoio para a concretização do projeto no estado de Sergipe”, pontuou o secretário.

Ainda segundo Valmor, o secretário da pasta, Fabrizio Pierdomenico, orientou caminhos para a expansão do Terminal Marítimo sergipano. “O secretário Fabrizio tem muita experiência no tema. Ele deu algumas coordenadas para que nós pudéssemos iniciar esse estudo de expansão, e sugeriu uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, referência nessa área”, explicou Valmor.

A reunião contou ainda com a presença da secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila; do deputado federal Thiago de Joaldo; do procurador do Estado de Sergipe, Dr. André Meira; do diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária (DGMP), Otto Burlier; e da Agência de Desenvolvimento – DesenvolveSe.

Transição energética

A agenda do secretário Valmor Barbosa é do presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, contou ainda com uma visita à Secretaria de Planejamento e Transição Energética, do Ministério de Minas e Energia (MME), onde foram tratados assuntos referentes aos leilões de energia. “Estive na semana passada representando o governador Fábio Mitidieri e o secretário Valmor Barbosa na reunião do Consórcio Nordeste, que tratou sobre o tema da transição energética e dos leilões de energia, então aproveitamos a agenda em Brasília para alinhar outros pontos relacionados ao tema, diretamente com o secretário da pasta, Thiago Barral”, informou Ronaldo Guimarães.

| Fotos: Julio Dutra