Última atualização em 20/05/2024 às 10:33:05

Última edição do ano aconteceu em Laranjeiras, na Grande Aracaju, nesta sexta-feira, 15

Nesta sexta-feira, 15, o município de Laranjeiras, localizado na Grande Aracaju, recebeu a última edição de 2023 do ‘Sergipe é aqui’. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e sua vinculadas estiveram presentes oferecendo serviços e orientações à população. A realização da 18ª edição simbolizou o encerramento anual de uma iniciativa que percorreu diversos municípios do estado, proporcionando uma conexão direta entre o governo e as comunidades locais. O programa itinerante terá continuidade em 2024.

Assim como foi ao longo do ano, uma das ações mais procuradas foi a distribuição de 150 mudas da biofábrica, por meio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). Luiz Bezerra, de 60 anos, aproveitou para escolher uma muda de canela. “Vou plantar no meu sítio. É essencial que exista esse programa do governo”. A laranjeirense Vera Lúcia também ganhou uma muda. “Eu escolhi o ipê rosa, porque acho as flores a coisa mais linda”, disse.

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) ofertou, gratuitamente, 30 análises de solos, além de informações sobre PH do solo, serviço de verificação metrológica de esfigmomanômetro (aparelho de pressão), informações sobre balança comercial e também sobre fertilizantes, análise foliar e cimento. “Está sendo muito interessante conhecer a questão das análises e identificação de qual o mineral o solo está necessitando”, avaliou a estudante de Química Jéssica Santos Félix ao passar pelo estande.

Novos negócios

Para empresários interessados em instalar indústrias no estado, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) forneceu informações sobre os incentivos estaduais. O engenheiro agrônomo Emanuel Alves Batista é diretor da empresa baiana EM Engenharia, Logística, Locações e Transporte e conheceu mais sobre a Codise. “Trabalhamos com distribuição de água potável por meio de caminhões, e Sergipe tem uma vocação natural, pois tem um grande lençol freático mineral”, contou o empresário.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, reforça a importância do ‘Sergipe é aqui’ para a população. “Sem dúvidas, é um programa importantíssimo, que os municípios esperam ansiosos pela chegada. São os serviços do governo perto das pessoas, e nós, da Sedetec, nos orgulhamos em fazer parte disso”, completou.