Última atualização em 07/06/2023 às 11:08:24
A impulsão dada pela política desenvolvimentista na década de 70, fez com que o governo de Sergipe constituísse em termos de Lei Estadual n 1.917, de 18 de dezembro de 1974, e de decreto n° 3.353, de 15 de março de 1976, a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe – CODISE, que passa a exercer uma função ativa na atração de investimentos e no fortalecimento das cadeias produtivas sergipanas.
Sergipe foi pioneiro na região nordeste na adoção de uma política de organização do espaço urbano para a implantação de projetos industriais.
O Distrito Industrial de Aracaju – DIA foi projetado e construído ainda na década de 70, impondo-se como um dos mais importantes instrumentos utilizados pelo Poder Público para consecução de sua política de atração de investimentos para o território sergipano.
A partir da experiência e sucesso do DIA, o Governo de Sergipe ampliou a política de implantação de distritos e núcleos industriais em diversos municípios, buscando a interiorização do desenvolvimento econômico-social, tendo em vista a sua atuação no processo de geração e redistribuição de riquezas.
A CODISE é a entidade responsável pela concepção, implantação e administração dos distritos existentes em Sergipe, ampliando e adequando toda a infra-estrutura requerida e disponibilizada nestes locais referentes a sistemas viário; rede de esgotos industriais, sanitários e pluviais; abastecimento de água; gás; rede elétrica de alta e baixa tensão; comunicações e apoio comunitário.
Além de Aracaju, o investidor pode optar para desenvolver seus projetos nos distritos e áreas localizados no interior do Estado.
Desde sua criação, a CODISE vem adotando instrumentos para a atração de investimentos no Estado. Para incrementar ainda mais essa política de incentivos foram criados, em 1991, o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial – PSDI e o Fundo de Apoio à Industrialização – FAI.
Esse leque de instrumentos vem contribuindo decididamente para a viabilização de projetos de expansão e implantação de novas empresas em Sergipe, perfazendo de aproximadamente 530 empresas beneficiadas desde que a CODISE começou atuar no Estado.