Última atualização em 25/04/2024 às 11:04:32

A comitiva participou de reuniões com empresários do segmento industrial, cumpriu agenda na Feira Internacional de Negócios e visitou uma indústria cervejeira e uma calçadista

Como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico e atrair potenciais investidores para Sergipe, a comitiva do Governo do Estado participou de uma intensa agenda de compromissos durante viagem, nesta semana, a Florianópolis/SC. Além da reunião com empresários e grupos industriais de Santa Catarina, a comitiva marcou presença na Feira Internacional de Negócios (FIN Brasil) e fez uma visita à indústria calçadista Di Valentini, que demonstrou interesse em abrir uma unidade fabril em Carira/SE.

A FIN, que aconteceu durante os dias 28 e 29, é uma ótima oportunidade de negócios para criar ou ampliar relações com o mercado nacional e internacional. O evento propõe um ambiente perfeito para quem busca networking, inovação e novos parceiros comerciais. O principal objetivo é estabelecer uma rede de cooperação entre as empresas de quatro continentes: Europa, Ásia, América e África, a fim de fomentar o crescimento econômico.

O governador Fábio Mitidieri destacou a importância de agendas como esta para colocar em prática o planejamento pensado para o desenvolvimento do estado, com reuniões, visitas e, especialmente, a presença na FIN Brasil. “Tivemos a oportunidade de falar sobre os potenciais de Sergipe. Conversamos sobre o agronegócio, o turismo, petróleo e gás e mostramos tudo aquilo que Sergipe pode ofertar na busca por investidores, que tenham interesse em nosso estado e com isso vamos gerar mais emprego e renda que é o nosso compromisso”, pontuou.

O presidente da Câmara Brasil Portugal de Santa Catarina e organizador da Feira, Jatyr Ranzolin, evidenciou a presença da delegação do Governo de Estado e do senador por Sergipe, Laércio Oliveira. “Estamos muito felizes por receber essa comitiva enorme de Sergipe. A FIN tem justamente essa finalidade: abrir as portas do Brasil para outros países. A gente carimba o passaporte sem precisar comprar uma passagem internacional. Todo mundo vem à feira com o objetivo de fazer negócios, receber oportunidades e, o mais importante, aceitar o network e estar aberto a conversas”, informou.

A feira é uma realização da Câmara Brasil Portugal, seccional Santa Catarina, Câmara do Comércio da Região das Beiras, Instituto Jovem Exportador, Associação de Jovens Empresários Portugal-China, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, além de ter a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina e da Prefeitura de Florianópolis.

Durante a agenda na capital catarinense, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, comentou sobre o momento que Sergipe vivencia. “Esta é apenas a primeira oportunidade que estamos tendo de apresentar o potencial do nosso estado. Com todos os investimentos que estão acontecendo no setor de petróleo e gás natural, outras empresas, não só de Santa Catarina, despertarão o interesse de conhecer as potencialidades que oferecemos”, disse.

Visita à indústrias

A agenda incluiu também uma visita na terça-feira, 28, a Di Valentini, indústria localizada no polo calçadista de Santa Catarina, na cidade de São João Batista, e a Cervejaria Dalla, em Chapecó.

Esta é a segunda visita de uma equipe do Governo a Di Valentini. Em fevereiro, o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães, assinaram um Protocolo de Intenções com os empresários da calçadista catarinense. “Desde a outra visita os empresários ficaram encantados com as oportunidades que nosso estado dispõe. O nosso povo quer trabalhar. Esta nova visita, desta vez com a presença do governador Fábio Mitidieri, é uma forma de atrair ainda mais a vinda da empresa para o nosso estado”, afirmou Valmor.

Com a implantação da unidade em Carira, Agreste sergipano, poderão ser gerados cerca de 400 empregos para a população.  “Um dos maiores objetivos do governo é a geração de emprego, renda e desenvolvimento para a população e a chegada de novos investimentos é fundamental para isso”, comentou o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães.

A visita à cervejaria Dalla, por sua vez, foi realizada na quarta-feira, 29, e na oportunidade o secretário Valmor Barbosa e o presidente Codise, Ronaldo Guimarães, puderam dialogar com os empresários sobre a ida do grupo para o Sergipe.  “A Dalla tem interesse em se instalar na região de Itaporanga D’ajuda, inclusive, seus representantes já visitaram algumas áreas em Sergipe. Então viemos conhecer a planta catarinense e estreitar ainda mais essa relação que tende a render bons resultados para nosso estado”, completou Ronaldo Guimarães.

Presença sergipana

A comitiva de Sergipe durante a agenda em Florianópolis contou com a presença do Governador Fábio Mitidieri; do senador Laércio Oliveira; do secretário da Sedetec, Valmor Barbosa; do secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco; do secretário Especial de Comunicação, Cleon Nascimento; do presidente da Codise, Ronaldo Guimarães; do presidente da Sergas, José Matos e do presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Luiz Hamilton.