Última atualização em 17/05/2024 às 07:48:02

Agenda ocorreu ao longo desta segunda-feira, 24, com visitas à VLI, à Unigel e à Polimix

Debatendo investimentos e oportunidades para o estado, a equipe técnica do Governo de Sergipe realizou uma rodada de reuniões com empresas e instituições sediadas em São Paulo durante toda a segunda-feira, 24. Os encontros aconteceram por ocasião do Sergipe Day, evento promovido pela gestão estadual que visa apresentar as potencialidades sergipanas para atração de negócios, promovido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Foram visitadas as equipes diretivas da VLI Logística, da Unigel e da IRO Industrial/Polimix. Na oportunidade, o governador Fábio Mitidieri esteve acompanhado do titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa; do secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, e do senador Laércio Oliveira, entre outras lideranças.

Na visão do governador, as visitas simbolizam a abertura de Sergipe para recepcionar novos investimentos e para apoiar negócios já instalados. “Tivemos um dia muito produtivo hoje, com diversas reuniões e com empresas de diversos segmentos. Todas elas estarão amanhã [terça] no Sergipe Day, onde vamos apresentar todos os nossos potenciais. Portanto, mais uma busca ativa e incessante do nosso governo com parceiros e investidores que possam gerar renda e emprego para o nosso povo, melhorando a qualidade de vida do sergipano”, afirmou.

O secretário Valmor Barbosa frisou a relevância das reuniões para a manutenção do bom relacionamento que Sergipe sustenta no mercado nacional. “Com o Sergipe Day, o governador veio atender ao pedido de audiência de algumas instituições e, ao mesmo tempo, ouvir a explanação dos empresários. Foi solicitada a expansão de indústrias e a execução de adequações, entre outras demandas. Então, são reuniões com empresas que já mantém seu parque fabril no estado e que tem perspectivas de expansão”, explicou.

Pautas

Na Unigel, a pauta do dia foi o suprimento de gás natural a preços compatíveis com o setor de fertilizantes. Na VLI, a comitiva sergipana debateu com os dirigentes da empresa as operações e projetos no estado. A companhia, que administra o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) em Sergipe, expôs sua expectativa de aumento na movimentação de fertilizantes e grãos e falou sobre o andamento nas negociações para a implantação da refinaria da Noxis Energy.

Também foram discutidos investimentos para melhorias operacionais e ampliação para atender navios de maior porte. “No encontro de hoje, pudemos reafirmar nossa parceria com o governo do Estado e debater propostas de desenvolvimento de médio e longo prazos para o porto. Queremos seguir crescendo em nossa operação no Sergipe, construir e contribuir com o governo do Estado e continuar gerando valor para o negócio dos nossos clientes”, pontuou o presidente interino da VLI e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da companhia, Fábio Marchiori.

No encontro com empresários da IRO Industrial, indústria integrante do Grupo Polimix, foi debatida a conclusão do processo de aquisição da fábrica de cimento da Nassau/Itaguassu, em Nossa Senhora do Socorro. Também foi mencionada a recuperação das instalações e a retomada da produção. A reunião ocorreu na sede da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc), que também realizou uma breve apresentação para o governador e seus acompanhantes.

O diretor Norte-Nordeste da Polimix, José Antero dos Santos, considerou a visita produtiva. “A gente está muito contente, porque pudemos explanar para o governador as potencialidades que a fábrica de Socorro tem e a nossa expectativa de que a gente possa colocar essa fábrica em operação. Essa planta vai demandar investimentos da ordem de R$ 500 milhões, e temos a expectativa de geração de 250 empregos diretos e mais 1.250 indiretos”, resumiu José Antero.

Programação

O Governo de Sergipe, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, promove nesta terça-feira, 25, o ‘Sergipe Day’, no auditório do Espaço Nobre da Fiesp, em São Paulo. A programação contará com exposições da Petrobras, Eneva, Tag, Commit, VLI Logística e Unigel. As apresentações tratarão, especificamente, das expectativas existentes para novos investimentos, considerando a promissora matriz energética sergipana e as medidas do Estado em prol dos setores produtivos.