Última atualização em 17/05/2024 às 07:48:02

Acordos objetivam o desenvolvimento de projetos voltados para área de fertilizantes nitrogenados em Sergipe e implementação de uma planta de liquefação de gás natural no estado

Durante a segunda edição do Sergipe Day, na cidade do Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 12, foram assinados protocolos de intenções com as empresas Toyo Setal Empreendimentos LTDA, para o desenvolvimento de projeto voltado para área de fertilizantes nitrogenados no estado de Sergipe, e com a Macaw Energies, que tem o objetivo de desenvolver projeto de implementação de uma planta de liquefação de gás natural no estado.

Durante a abertura do evento, o governador salientou os esforços do Estado em modernizar a legislação e criar condições favoráveis para a atração de novos investidores do setor de Óleo e Gás para Sergipe.

“Hoje temos a assinatura de dois importantes protocolos de intenções do estado de Sergipe com empresas que já enxergaram as oportunidades do nosso estado. Iniciaremos estudo e projetos voltados para o aproveitamento do gás natural a ser produzido nas áreas de fertilizantes e liquefação. Espero que este despertar seja seguido por outras empresas. O estado de Sergipe dedica especial atenção à construção de um ambiente de negócios favorável às atividades empresariais, cuidando das questões regulatórias e tributárias, de forma que dê segurança jurídica e competitividade para aqueles que investem no nosso estado”, disse o governador.

De acordo com o consultor e head de relações institucionais e governamentais da Toyo Setal, David Roquetti, a parceria firmada deve beneficiar não só o estado de Sergipe, mas também todo o país. “Todos testemunharam hoje a grande oportunidade que a Toyo teve de contribuir para a mudança de uma realidade que o Brasil enfrenta, que é a vulnerabilidade do país em relação à importação de fertilizantes. Queremos destacar a liderança que Sergipe exerce neste setor”, elogiou.

Durante a assinatura do protocolo, o presidente da Macaw Energies, Eduardo Antonello, ressaltou que deve Sergipe ocupar uma posição de destaque no setor energético brasileiro. “Com a assinatura deste protocolo, Sergipe se torna a alavanca da abertura do mercado de gás. Quando o terminal estiver conectado à malha, seremos mais autônomos na precificação do gás. Estamos prontos para iniciar imediatamente os estudos de desenvolvimento dessa área”, declarou.

Ainda segundo Antonello, o planejamento da empresa é que, com a implementação da planta de liquefação, seja possível atender à demanda potencial industrial da região Nordeste. “A nossa ideia é desenvolver uma planta de liquefação a partir do gás proveniente do Sergipe Águas Profundas – Seap. A importância desse suplemento a partir do Seap é que a gente evita ter que passar pela malha de transporte, que acaba onerando muito o preço do gás, e dessa forma a gente consegue viabilizar a produção de um GNL por um preço bem competitivo quando comparado ao diesel ou ao GLP. Isso tem um impacto obviamente direto no desenvolvimento econômico de toda a região”, detalhou.

Estudo

Também foi apresentado o estudo da FGV Energia, intitulado ‘Análise do Impacto Econômico dos Investimentos do Setor de Óleo e Gás no Estado de Sergipe’, conduzido pelo pesquisador João Victor Marques, que esteve por duas vezes no estado para aplicar o relatório elaborado. Em sua metodologia, o pesquisador questionou os entrevistados sobre a regulação e segurança jurídica de Sergipe, as tarifas, a infraestrutura, a oferta e demanda, e concluiu que o estado possui arcabouço regulatório favorável, agência reguladora robusta, visão institucional colaborativa, soluções regulatórias e ambiente concorrencial.

“Notamos que Sergipe tem um vanguardismo por conta da nova lei de gás do estado e por melhorar condições para aplicação de preços competitivos. A pesquisa foi fundamental, porque só conseguimos gerenciar aquilo que podemos medir”, argumentou João Victor.

Sergipe Day

O Sergipe Day é um dos principais fóruns de debate sobre as potencialidades e oportunidades do setor de Óleo e Gás. A programação é realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, e conta com patrocínio da Eneva, TAG, Banco do Nordeste, Carmo Energy, Commit Gás, VLI Logística, Diamante Energia e (re)energisa. Em abril de 2023, o estado realizou a primeira edição do Sergipe Day no estado de São Paulo.

Segundo o governador Fábio Mitidieri, o Sergipe Day traz maior visibilidade às atividades do setor de petróleo e gás do estado, com o intuito de atrair investimentos que promovam o desenvolvimento econômico de Sergipe.

Estão presentes no Sergipe Day, nesta terça-feira, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ministério de Minas e Energia (MME), além da equipe técnica do Governo do Estado de Sergipe e investidores inscritos para o evento.

Durante a programação, foram debatidas as expectativas do mercado para a futura oferta de gás natural produzido em águas ultraprofundas. O projeto Sergipe Águas Profundas (Seap) será desenvolvido pela Petrobras. Atualmente, as empresas exploradoras de petróleo e gás no estado são a Petrobras, Eneva, TAG, Carmo Energy, Commit Gás e VLI.