Última atualização em 20/05/2024 às 10:33:05

O encontro buscou a delimitação de áreas que integrarão o complexo

Em mais um encontro para alinhar tratativas para a estruturação do Complexo Industrial Portuário, gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) reuniram-se nesta sexta-feira, 22, com a prefeitura da Barra dos Coqueiros, representantes de empresas e consultoria técnica que participam dos estudos para a materialização e definição das poligonais referentes aos noves municípios que compõem o Complexo.

Fazem parte do Complexo Industrial Portuário os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas, Laranjeiras, Maruim, Rosário do Catete, Japaratuba, Pirambu, General Maynard, Carmópolis e Capela. Tais estudos visam definir as áreas que poderão receber investimentos, infraestrutura e serem mais adequadas à implantação de núcleos ou distritos industriais.

“Nós estamos acompanhando todos os estudos que vêm sendo realizados nas áreas, para depois apresentarmos ao governador Fábio Mitidieri uma proposta viável. As áreas definidas irão receber investimentos, infraestrutura e irão se adequar à implantação de núcleos e distritos industriais”, pontuou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa.

Nesse sentido, o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, considerou a reunião como mais um avanço no processo de escolha de áreas do Complexo Industrial Portuário, o qual acredita ser um espaço com potencial de extrema relevância para o desenvolvimento de Sergipe nos próximos anos.

Também presente no encontro, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães, lembrou que as empresas que vierem se instalar no Complexo poderão usufruir dos benefícios ofertados pelo  Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). “A Codise está de portas abertas para receber as empresas que tenham interesse na região, principalmente as que fazem uso intensivo de gás natural, em razão da proximidade com os gasodutos de transporte, a exemplo de indústrias de fertilizantes, vidros, cerâmica e petroquímica”, comentou.

Complexo

A região onde o Complexo Industrial está localizado dispõe do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), no município da Barra dos Coqueiros, a apenas 20 quilômetros ao norte de Aracaju. Também dispõe de acesso livre à BR-101, na altura da cidade de Maruim, em um percurso de 22 quilômetros, pela rodovia estadual SE-240.

Outro atrativo da região é a Termoelétrica Porto de Sergipe, a maior usina do gênero no Brasil, abastecida com gás proveniente de uma Unidade Flutuante de Armazenamento (FRSU), ancorada próximo à costa, com capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³/dia. Na região também está sendo construído um gasoduto de interligação que unirá a unidade de regaseificação à malha de transporte de gasodutos nacional.