Última atualização em 17/05/2024 às 07:48:02

O ‘Sergipe é aqui’ chegou ao município de Poço Verde, centro-sul sergipano, nesta quinta-feira, 23, com mais de 150 serviços para a população. Dentre eles, destacaram-se as atividades realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas. Na oportunidade, o governador Fábio Mitidieri, gestores da Sedetec e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) visitaram também a filial da indústria calçadista Dakota, localizada na cidade.

A Dakota é beneficiada com incentivos fiscal e locacional ofertados pelo Governo do Estado, por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). A implantação da indústria impulsiona o desenvolvimento socioeconômico da região. “São 2.400 empregos que a Dakota gera em Sergipe, somando Simão Dias e Poço Verde. Portanto, é uma empresa que ajuda os sergipanos, gera desenvolvimento, ajuda também o nosso estado a ter mais renda”, afirmou o governador Fábio Mitidieri durante a visita.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, reforçou a importância da Dakota para Sergipe. “É uma empresa que está há muitos anos no nosso estado, e o que nós presenciamos aqui é uma bela fábrica, que gera renda e emprego para o município de Poço Verde. Nós, enquanto auxiliares do governador, estamos acompanhando a sua visita e dando as condições para que, caso esses empresários necessitem de serviço público do Estado, estarmos atentos para contribuir no que for necessário”, completou.

Atualmente, a empresa produz 16 mil pares de sapatos diariamente, com expectativa de expansão para 22 mil pares. “É uma indústria que gera 970 empregos no município de Poço Verde, trazendo desenvolvimento e renda para região”, pontuou o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães.

A revisora geral da unidade, Adriana de Jesus, conta que é responsável pela qualidade do produto que sai da empresa e fala sobre a experiência de trabalhar numa indústria. “Quando abriu a fábrica foi uma oportunidade muito grande para os moradores da região, porque gera muitos empregos. Para mim, ter um emprego de carteira assinada com todos os direitos é ótimo para poder realizar os meus sonhos e objetivos, como ajudar a minha família”.

Serviços ofertados

Além da visita à indústria calçadista, a edição de Poço Verde foi marcada pela distribuição de mudas, oferecidas pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). Natural do município, Maria Josinete ganhou uma muda de ipê roxo, e explica que planta diversas espécies na sua casa. “Eu tenho um quintal e eu gosto muito de plantas. Aí eu decidi pegar uma muda para poder plantar. Eu também tenho plantas medicinais, como capim santo, cidreira e outras”, revelou.

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) levou para a população a análise gratuita e 30 amostras de solo, orientações sobre análises de laticínios, verificação metrológica de esfigmomanômetro (aparelho de pressão) e informações sobre verificação metrológica de balanças de feiras livres. “É importante a realização dessa calibragem dos aparelhos de pressão arterial, porque geralmente a gente tem que enviar para Aracaju para fazer a regulagem”, informou a técnica de enfermagem Érica Souza Santos, que trabalha na Unidade de Saúde de Poço Verde.

A Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) também marcou presença no evento, fornecendo aos cidadãos suporte e informações sobre abertura, baixa e alteração de empresas. “O ‘Sergipe é aqui’ demonstra o olhar do governador Fábio Mitidieri para os municípios. É uma demonstração clara do Governo de Sergipe em trazer o serviço público para que todos os cidadãos possam utilizar”, destacou o secretário Valmor Barbosa.