Última atualização em 17/05/2024 às 07:48:02

O objetivo do governo é que o encontro ocorra mensalmente em diversos municípios  

Quem passou pela escola Estadual Lourival Baptista, em Boquim, nesta segunda-feira, 27, durante a primeira edição do “Sergipe é aqui” do Governo do Estado, pôde dialogar com representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), além dos seus órgãos vinculados,

O assistente administrativo Jairo Ramos, que atua na Cin Uniformes, indústria de fardamentos localizada em Boquim, aproveitou a oportunidade para aprimorar a empresa, dialogando com representantes da Sedetec e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). “Já temos contato com a Codise, inclusive participamos do PSDI, então pontuei algumas questões para buscar mais melhorias para nossa empresa. Acredito que esse tipo de ação, do Governo Itinerante se aproximando das indústrias e dos empresários, vai fortalecer o desenvolvimento do município e do estado também”, pontuou.

Além da Codise, participaram a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do estado de Sergipe (Fapitec), o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), a Sergipe Gás (Sergas), o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), que disponibilizaram orientações às pessoas que compareceram.

Governo Itinerante

Organizado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, o ‘Sergipe é aqui’ é a concretização de um dos compromissos assumidos pelo governador Fábio Mitidieri em seu projeto de governo. A implantação do evento tem como objetivo levar até as diferentes regiões de Sergipe a estrutura governamental para acolher as demandas locais, executar e despachar as atividades de gestão do governo nos municípios. A proposta é que o evento, a princípio, seja realizado mensalmente, com a transferência simbólica da capital do estado para a cidade-foco da ação.

O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, destacou a importância da iniciativa para o povo sergipano. “O que realizamos no município de Boquim, hoje, foi uma união de forças, de todos os serviços que o Governo do Estado proporciona, em prol da população de Boquim. A nossa expectativa é que possamos levar nossos serviços para outros municípios do estado. Então, eu vejo este encontro como uma oportunidade de estar mais próximo ao povo e mostrar que o governo é um importante aliado na construção de um futuro mais próspero e com mais oportunidades”, declarou.

Também participando da ação, a Sergas ofertou orientações importantes para as pessoas que têm interesse no trabalho da Companhia. “É uma grande oportunidade dos serviços da Sergas chegarem cada vez mais próximo da população sergipana, mais precisamente, nesta oportunidade, em Boquim e região”, informou o diretor-presidente, José Matos.

O presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, por sua vez, destacou a importância do diálogo com as empresas da região. “Mantivemos uma equipe durante todo o evento para recepcionar os empresários e deixar a Codise à disposição para tirar dúvidas e aproximar o empresariado da região do Governo do Estado”, completou. Já o diretor de Novos Negócios da Codise, Gibran Boaventura, que representou a Companhia no evento, ressaltou que “a participação da empresa, dentro do “Sergipe é aqui” visa também captar novas empresas para o estado de Sergipe, não só da área industrial, mas também de outros segmentos como o do comércio e serviços”.

“O “Sergipe é aqui” é uma chance para que os cidadãos de Boquim conheçam todos os serviços do ITPS, bem como os demais órgãos e programas do estado que atuam em prol do desenvolvimento econômico”, pontuou o presidente do ITPS, Kaká Andrade. Já o presidente do SergipeTec, José Augusto Carvalho,  frisou que “é muito importante participar desse evento e mostrar a população do interior sergipano o trabalho do SergipeTec. Estaremos sempre presentes, mostrando o nosso parque tecnológico”.

O presidente da Fapitec, Alex Garcez, também reforçou a importância da participação da Fundação. “Temos uma série de editais que beneficiam estudantes e pesquisadores de variadas faixas etárias. Então estivemos no ‘Sergipe é aqui’ como forma de informar e incentivar a população boquinense sobre este trabalho”. O coordenador do Portal Agiliza Sergipe, da Junta Comercial, Paulo Aragão, comentou sobre a participação da Jucese na ação. “Todos nossos serviços são digitais e aqui tiramos as dúvidas e mostramos o passo a passo para acessá-los”, disse.

Participação

Além da Sedetec, outras secretarias participaram desta primeira edição, como as secretarias de Estado da Assistência Social e Cidadania, Especial da Comunicação, da Educação e da Cultura, do Esporte e Lazer, da Saúde, do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, da Segurança Pública, Especial de Políticas para Mulheres, Especial do Trabalho, de Administração, da Agricultura, do Turismo, da Fazenda, da Justiça, do Meio Ambiente, Superintendência da Juventude, Funcap, Procon, entre outros órgãos.