Última atualização em 17/05/2024 às 07:48:02

Com uma população de 69.184 mil habitantes, Estância foi a quarta cidade a receber os serviços do Governo do Estado, por meio do ‘Sergipe é aqui’. Nesta sexta-feira, 12, os cidadãos que compareceram na Escola Municipal Maria Izabel de Carvalho Nabuco D’Ávila puderam ter acesso à serviços e orientações conduzidas pelos órgãos vinculados à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Maurício Nascimento dos Santos não perdeu a oportunidade e compareceu ao espaço da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) para buscar informações sobre o Microempreendedor Individual (MEI), declaração de imposto de renda e pagamento do CNPJ. “Eu acho uma excelente ideia porque nós que somos do interior, não temos acesso a essas informações. Essa iniciativa é ótima para todo mundo. É uma boa solução para quem tem empresa e para quem procura outro serviço”, comentou o empresário de 29 anos.

Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a realização do governo itinerante é uma prática de cidadania. “Muitas das vezes o cidadão não tem a oportunidade, no dia a dia, de conhecer essas atividades, e quando a administração estadual vai para os municípios, esse cidadão fica muito mais próximo do serviço público. É uma oportunidade ímpar para a população conhecer o que o Estado pode oferecer para melhorar a vida de cada um, com seus órgãos e entidades”, afirmou.

Atendimentos 

Durante a iniciativa, a Jucese disponibilizou a emissão de 50 certidões gratuitas para sócios/ empresários que comprovaram a prestação de serviço para determinada empresa, como também esclareceu para os munícipes informações sobre abertura, alteração e baixa de empresas. “A Jucese, que hoje é a primeira no ranking na liberação de registros de empresas, cada dia mais, assume esse compromisso, de auxiliar para que Sergipe seja o estado do emprego e do desenvolvimento”, informou o presidente da Junta Comercial, Jenisson Silva.

O profissional de Educação Física, Sandro Jucá, também compareceu ao espaço da Sedetec para se informar sobre os procedimentos para abertura da empresa por meio do MEI. “Para mim foi interessante porque o atendimento foi objetivo e claro. Agora só cabe a mim tomar decisão e fazer a melhor escolha possível dentro da minha realidade”, analisou, elogiando a iniciativa da realização do ‘Sergipe é aqui’.

Já o Instituto Tecnológico de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), levou uma série de conhecimentos aos cidadãos que estiveram presentes no evento. Na oportunidade o órgão demonstrou como o consumidor deve adquirir produtos de acordo com as normas do Inmetro; exibiu o trabalho do laboratório de solos; exemplos de produtos pré-embalados, para mostrar que também fiscaliza itens de supermercado; e informações sobre a área de metrologia, com foco na ‘Operação Casa Segura’, que reforça a segurança do consumidor.

“Nós estamos trazendo aqui a mostra de solo. Trouxemos também demonstrações de atividades que estão diretamente ligadas ao Inmetro, como o equipamento que faz teste na resistência dos fios e cabos que são vendidos no mercado. Portanto orientamos os cidadãos ao que deve ser observado na hora da compra”, disse o presidente do órgão, Kaká Andrade.

Para conhecer um pouco mais do trabalho do ITPS, o professor de ciências da Escola João Nascimento Filho, Jocélio do Santos, levou sua turma de alunos para que eles pudessem aprender mais sobre as atividades de medição e fiscalização. “É muito importante a interação e a busca pela informação. Então é fundamental que os alunos socializem e participem de eventos em que eles possam adquirir conhecimento”, afirmou.

Assim como a Jucese e o ITPS, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e a Sergipe Gás (Sergas) também levaram informações aos estancianos sobre as atividades que são desempenhadas pelas companhias. “Esse programa do governo é um evento espetacular. A Codise, juntamente com toda equipe da Sedetec, está levando para a população o conhecimento dos serviços ofertados pela pasta. Por isso é muito importante estarmos aqui, fortalecendo o estado”, declarou o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães.

O ‘Sergipe é aqui’

O ‘Sergipe é Aqui’ tem como objetivo levar à população serviços públicos que normalmente ficam concentrados na capital, facilitando o acesso dos cidadãos a eles. O intuito é fazer um governo itinerante, com participação popular e garantia da oferta de diversos serviços para a população sergipana. Na edição de Estância, houve a participação de mais de 20 secretarias e órgãos.