Última atualização em 20/05/2024 às 10:33:05

Governador coordena a participação da comitiva sergipana na FIN Brasil 2023, considerada uma das maiores feiras de negócios do mundo

Apresentar as oportunidades de Sergipe, atrair investimentos e tranquilizar potenciais parceiros sobre o momento econômico e fiscal do estado. Esse tem sido o roteiro que tem levado o governador Fábio Mitidieri a desbravar os grandes centros econômicos do país com a tarefa de atrair novos negócios para Sergipe. Na última segunda-feira, 27, Fábio cumpriu uma extensa agenda de reuniões em Florianópolis, com empresários e grupos industriais do estado de Santa Catarina (SC).

A visita à capital catarinense tem como objetivo coordenar a delegação sergipana na Feira Internacional de Negócios (FIN 2023), evento que reúne, até esta quarta-feira, 29, representantes de mais de 45 países. Para aproveitar a passagem por um dos centros industriais mais importantes do Brasil, o governador de Sergipe articulou uma série de encontros estratégicos com o setor produtivo da região para apresentar as oportunidades de investimentos que o estado dispõe em diferentes setores da economia.

De acordo com Mitidieri, a participação de Sergipe na FIN Brasil 2023 marca o retorno do estado ao roteiro das grandes feiras e eventos empresariais. “Essa é uma estratégia que estamos adotando para alavancar a nossa economia e gerar mais oportunidades em nosso estado. Onde houver a possibilidade de trazer um novo parceiro, lá estarei para apresentar e defender as nossas potencialidades. Sergipe está vivendo um grande momento. Nós temos um estado saneado, organizado, receptivo e preparado para trazer investimentos, buscar e captar novos parceiros”, disse Fábio Mitidieri.

Reunião com grupos empresariais

Na reunião realizada com os empresários locais, o governador ouviu atentamente as demandas explanadas por cada segmento empresarial e as expectativas sobre investimentos e geração de trabalho. “Estamos dispostos a ouvir demandas e a situação específica de cada um, daquilo que é necessário, do que cada segmento precisa para se instalar lá, para que a possamos analisar de forma conjunta como encontrar um caminho para que vocês possam estar fazendo parte da família sergipana. Com certeza, estamos tendo uma grande oportunidade de firmar uma parceria que gerará frutos”, destacou.

Mitidieri também apresentou aos empresários da região o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), iniciativa do Governo do Estado destinada a estimular a economia pela atração de novos negócios por meio da concessão de incentivos. Com o programa, empreendimentos industriais, centros de distribuição agroindustriais, de pecuária, aquícolas, turísticos e tecnológicos podem ser beneficiados de diferentes formas por meio de apoio fiscal, locacional ou de infraestrutura.

“Em algumas áreas já temos mão de obra preparada, como é no caso das fábricas de calçados em Sergipe, assim como na cadeia de turismo, que é outro segmento muito forte em nosso estado. A gente vem trabalhando e investindo muito nisso, por isso fiz questão de vir pessoalmente e não enviar apenas a equipe.  Estou aqui para sinalizar que esta ação é uma política da nossa gestão, queremos atrair novos investimentos e dar incentivos e condições necessárias com o nosso PSDI aos que almejam, como vocês, instalar indústrias em Sergipe”, acrescentou.

José Osterno Filho, proprietário da Di Valentini Calçados, falou sobre o que o motivou investir em Sergipe. “Escolhemos Sergipe pela hospitalidade, por sermos muito bem recebidos no estado e, também, por percebermos a qualidade da mão de obra e o conhecimento das pessoas no segmento calçadista. Acredito que seremos muito bem-sucedidos”, elogiou.

Acompanharam o governador durante a reunião o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa; o secretário do Turismo (Setur), Marcos Franco; o secretário da Comunicação, Cleon Menezes; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães.

Feira Internacional de Negócios

A delegação sergipana segue em Florianópolis até a próxima quarta-feira, 29, para participar da Feira Internacional de Negócios 2023 (FIN Brasil). Fábio participará da abertura solene do evento e apresentará aos empresários as oportunidades de investimentos em Sergipe em diversas áreas. O senador de Sergipe Laércio Oliveira será um dos palestrantes e discorrerá sobre o tema ‘Novas Oportunidades a partir da nova legislação de Óleo e Gás no Brasil’.

A FIN é uma ótima oportunidade de negócios para criar ou ampliar relações com o mercado nacional e internacional. O evento propõe um ambiente perfeito para quem busca networking, inovação e novos parceiros comerciais. O principal objetivo é estabelecer uma rede de cooperação entre as empresas de quatro continentes: Europa, Ásia, América e África, a fim de fomentar o crescimento econômico.

A feira é uma realização da Câmara Brasil Portugal, seccional Santa Catarina, Câmara do Comércio da Região das Beiras, Instituto Jovem Exportador, Associação de Jovens Empresários Portugal-China, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, além de ter a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina e da Prefeitura de Florianópolis.