Última atualização em 12/07/2024 às 09:38:10

Cervejaria Dalla e empresa Fibratec tem interesse em instalar fábricas no estado

Com o objetivo de avançar nas tratativas para trazer novas indústrias para Sergipe, o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), visitou duas empresas no município de Chapecó, em Santa Catarina: a cervejaria Dalla e a empresa Fibratec Engenharia, especializada na fabricação de equipamentos para saneamento básico. Para atrair indústrias, o Estado oferta incentivos através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

Representando a Codise, o diretor de Novos Negócios, Gibran Boaventura, destacou os atrativos do estado e a perspectiva para instalação. “Sergipe está bem posicionado, com boa logística e segurança jurídica. Este é um trabalho de Estado, em que prospectamos negócios, atraímos o investidor para utilizar o PSDI, que passa pelo devido processo de análise e emissão de licenças. Depois, vem a fase de obra e construção. Então, a previsão que temos para instalação é a partir de 2025”, explicou Gibran.

A Codise é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). “O Governo de Sergipe vem trabalhando em prol da prospecção de negócios, a fim de criar oportunidades para a geração de emprego e renda”, frisou o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa. Já o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, completou: “Com a agenda em Chapecó, estamos retomando as negociações com a indústria Dalla, que já esteve em Sergipe visitando uma área no município de Itaporanga d’Ajuda. Queremos dar sequência à instalação de uma unidade no estado. Quanto à Fibratec, sua diretoria esteve em Sergipe no início de maio, e nos convidou para fazer uma visita. A Codise está comprometida em buscar parcerias estratégicas e promover o crescimento do nosso estado”.

Dalla Cervejaria

A intenção da Dalla é adquirir uma área com incentivo locacional ofertado pelo PSDI para instalação da indústria em Sergipe. A interlocução entre o estado e a cervejaria catarinense teve início quando a Codise despertou o interesse do diretor comercial do grupo, Braulio Dalla, que veio à capital sergipana, em 2023, para conhecer o cenário. A Codise recebeu os gestores da Dalla e apresentou um terreno localizado na região da Grande Aracaju.

“A cervejaria já possuía o interesse de vir para o Nordeste e conseguimos atrair para Sergipe. Durante reunião com o CEO Bráulio Dalla, ficou acordado que a Codise apresentará uma área de 30 mil metros quadrados, prioritariamente entre os municípios de São Cristóvão e Estância. Essa região é o foco da empresa em razão da proximidade com a BR 101 e também por ser próxima a fontes de água para a fabricação das cervejas”, elencou o diretor de Novos Negócios da Codise.

Fibratec Engenharia

A Fibratec Engenharia tem interesse em instalar uma unidade fabril no Distrito Industrial de Estância, onde já possui área adquirida. A empresa, que já possui incentivo fiscal do PSDI aprovado, é voltada para tratamento de efluentes, reservatórios de grandes volumes e água potável. A empresa também fabrica produtos em fibra de vidro, polietileno e polipropileno.

O diretor-presidente da Fibratec, Érico Tormen, ressaltou o interesse em instalar a fábrica na região Nordeste e afirma que Sergipe atraiu a prospecção de negócios pelo cenário favorável aos investimentos, através dos incentivos do PSDI, e pela localização privilegiada para mercados de outros estados, facilitando a logística.

“Sergipe fica praticamente no meio do Nordeste, e fomos muito bem acolhidos desde a primeira vez em que estivemos no estado. O governo está com boas intenções”, salientou o representante da empresa.