A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe – CODISE, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – SEDETEC, participaram da 35ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha – EEBA 2017. O evento aconteceu entre os dias 12 a 14 de novembro, em Porto Alegre/RS, no Centro de Convenções da FIERGS.

Na ocasião, o Estado de Sergipe foi divulgado como “o melhor cenário para a sua indústria crescer”. Além dos contatos realizados com empresas, indústrias e escritórios especializados em investimentos, o stand foi visitado pela Cônsul-Geral da Alemanha para o Nordeste, a Srª Maria Könnign, que aceitou o convite para realização de uma visita oficial, a fim de conhecer as potencialidades do nosso Estado e ajudar na divulgação do destino Sergipe junto aos empresários do seu país.

O Encontro é um evento anual organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias da Alemanha (BDI), alternando a cidade sede entre os dois países e, em 2018, será realizado na cidade de Colonia, na Alemanha. A embaixadora para Assuntos Econômicos da cidade, Hildegard Stausberg, oficialmente apresentou as potencialidades locais: cidade de mais de 1 milhão de habitantes e sede de várias empresas multinacionais alemãs. Em 2019 o evento ocorrerá na cidade de Natal/RN.

Além dos cerca de 2 mil empresários industriais dos dois países, o evento contou com a presença de diversas autoridades, como o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços (MDIC), Marcos Pereira.

A mostra de produtos ocupou quase a totalidade dos 14 mil metros quadrados do Centro de Eventos da FIERGS: foram cem empresas expositoras, sendo 80 brasileiras e 20 alemãs, entre elas diversas empresas de destaque nacional e internacional, como Bayer, Commerzbank, Fraport, Gerdau, Ibravin, Stihl, Fockink, Mercedes Benz, Tramontina, Tecon, Saur Equipamentos, Epcos, Ciber Equipamentos, Iesa BMW, Gedore, associações setoriais dos segmentos metalmecânico, couro e calçados, químico e máquinas agrícolas, todas visitadas e convidadas, pelos representantes da CODISE e da SEDETEC, a conhecer o Estado de Sergipe e suas potencialidades.

Na ocasião, o vice-ministro do Ministério de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha, Mathias Machnig, observou que ainda existem grandes oportunidades de parcerias entre Brasil e Alemanha, citando infraestrutura e energia, especialmente eólica e fotovoltaica, áreas nas quais o Estado de Sergipe apresenta grande potencial devido à localização e ambiente favoráveis.